terça-feira, 2 de setembro de 2014

Foto: Gabriel Valera

Gabriel Valera

Você vive atrás de dietas na internet? Monta seu próprio cardápio do dia e exclui os alimentos que considera mais calóricos? Perdeu peso de forma rápida? Provavelmente você está seguindo uma dieta restritiva.

A nutricionista Adriane Lemos, avisa que, por restringir severamente o consumo de alimentos, a dieta restritiva causa sérios problemas de saúde. “Na verdade, estas dietas não possuem vantagens, somente desvantagens. A alimentação torna-se desbalanceada”.

Falta de energia, fraqueza, alterações de humor, irritabilidade, dor de cabeça e deficiência de vitaminas. Esses são alguns dos principais sintomas resultantes da dieta restritiva. Por garantir a perda de peso de forma rápida, muitas mulheres deixam-se levar e acabam riscando variados tipos de alimentos que possuem nutrientes importantes para o corpo humano.

EFEITO IOIÔ
A perda de peso acontece, como prometido pelas dietas de restritivas, mas quando o paciente volta a se alimentar normalmente, a balança volta a marcar o peso de antes. “Não houve mudanças de hábito alimentar, por isso, o paciente ganha peso, muitas vezes, de forma dobrada”, completa Adriane.

Além de não trazer benefícios e promover o efeito ioiô, conhecido também como sanfona, resulta nas desagradáveis estrias, o que afeta, em muitos casos, a autoestima e estética da mulher.

Roseane Souza, de 24 anos, realiza pesquisas na internet, pois as orientações que recebeu de um profissional demoraram a surtir o efeito desejado. “Eu monto meu próprio cardápio. Não como massas e não bebo refrigerante”. Mensalmente, a jovem faz a dieta da desintoxicação e, em seguida, balanceia com legumes, uma proteína e sucos naturais.

A estudante confessa que, em alguns momentos, sente vontade de chorar ao se deparar com alguma guloseima. “Procuro algo pra fazer, assim distraio minha mente e a vontade acalma”.

A nutricionista Gabriela Ferreira reprova a inclusão de dietas restritivas nos hábitos alimentares e aconselha a procurar orientação profissional. “Cada caso é um caso, montar dietas é questão individual, é preciso fazer uma bateria de avaliações e estudar o caso do paciente”.

A não ingestão de nutrientes necessários no dia a dia acarreta deficiência de vitaminas e minerais necessários para o corpo. É exatamente isso que esse tipo de alimentação traz ao indivíduo, segundo a nutricionista.

0 comentários:

Postar um comentário