terça-feira, 2 de setembro de 2014

Foto: Gabriel Valera

Gabriel Valera

O final do mês chegou, e, como de costume, o dinheiro acabou. O orçamento está sempre no vermelho e você não sabe mais o que fazer para sair dessa situação? Temos algumas dicas para uma renda extra, que pode significar aquela luz no fim do túnel.

O administrador e professor Maurício Quirino deixou dicas valiosas para você, que gostaria de obter orientações sobre como administrar o dinheiro extra em seu orçamento. Primeiro é preciso definir o tempo extra que dispõe para se dedicar a uma atividade paralela. Muitas vezes, na tentativa de obter uma renda extra, a pessoa acaba prejudicando o próprio desempenho no emprego, ou na atividade principal, correndo o risco de perder o rendimento fixo.

No ponto dois, Quirino orienta que a atividade escolhida para trazer o dinheiro extra seja prazerosa, afinal, você vai passar oito horas do seu dia trabalhando para obter a renda principal e, depois, vai dedicar mais algumas horas no trabalho secundário, caso contrário, em pouco tempo você irá abandonar o projeto.

Para o administrador, manter o orçamento doméstico organizado é um dever. Se sobrar algum dinheiro depois de pagar todas as contas, você sabe o quanto pode poupar e evitar desperdícios. “Se você estiver "no vermelho" é sinal de que as coisas estão desorganizadas e você precisa readequar o seu estilo de vida”.

O dinheiro extra não deve ser considerado na manutenção das suas despesas cotidianas. Como explica Quirino, o próprio termo já diz, deve ser um "extra", um algo a mais para você poupar, ou gastar na aquisição de bens que você esteja precisando. Imagine que suas contas estão em dia, saldo positivo no banco, fatura do cartão de crédito paga, mas o excedente não é suficiente para você investir na troca do seu carro. É aí que essa grana extra pode entrar, ou numa viagem de férias e até um celular novo.

INVESTIMENTO
No caso da fisioterapeuta Larissa Ravagnani, 31, dinheiro extra é sinônimo de aplicação e melhoramento de equipamentos. Atendendo pessoas na área da estética, Larissa realiza massagens e limpezas de pele em atendimento domiciliar após o horário comercial e nos finais de semana.

“Comprar material e outros utensílios para deixar meu trabalho mais profissional e trazer resultados aos meus clientes cada vez melhores. É basicamente isso que faço com meu dinheiro extra”, conta.

A fisioterapeuta diz que conseguiria viver sem o dinheiro extra, não mantendo uma relação de necessidade. “É importante ter as contas controladas e usar qualquer renda a mais como investimento, não para tirar-nos do vermelho”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário