terça-feira, 30 de setembro de 2014

Foto: Gabriel Valera

Michele Santos

Disciplina, equilíbrio e, de quebra, um corpo definido. Os motivos que levam as mulheres à prática de lutas nos dias de hoje vão muito além da autodefesa: elas descobriram nessas atividades fortes aliados na constante luta contra a balança e contra a baixa autoestima. Os motivos que levam ao ingresso são dos mais variados, mas o resultado é sempre o mesmo: o amor pela atividade e a dependência do bem-estar causado pela prática.

MUAY THAI
O muay thai virou queridinho das famosas e uma verdadeira tendência. Original da Tailândia, ele também é conhecido por “boxe tailandês” e desenvolve além da agilidade, concentração, autoestima e controle. Segundo o professor Thales Almeida, o treinamento é bem intenso. “Ele é composto por aquecimentos, técnicas que trabalham toda musculatura das costas, pernas, ombros e abdômen. É uma ótima forma de aliviar a tensão pois são praticados exercícios de socos, chutes e joelhadas”.

A publicitária Cristiane Chisté começou a praticar o muay thai para perder peso. “Mas o muay thai ensina muito mais que golpes, ensina a ter controle, humildade e companheirismo”. Além do corpo desejado, Cristiane ganhou estabilidade emocional, já que sempre se denominou uma pessoa agressiva. “Nós aprendemos que tudo é questão de controle e respeito, tanto a si mesmo quanto a outra pessoa”, destaca a aluna que já está na quinta graduação na luta.

Levada pela tendência, a lutadora Marcia Procopio descobriu-se na arte marcial pelo acaso. “Estava tendo aulas na minha academia e resolvi fazer. Me apaixonei e, quando vi, tinha parado com a musculação e estava praticando apenas a luta. No começo eu estava ali pelos benefícios estéticos que o esporte estava me trazendo, mas não demorou para eu perceber que já era maior que isso. Depois de 3 anos comecei a participar de treinos mais fortes, específicos para competidores, e quando vi, estava competindo”. Além dos treinos, Marcia mantém uma alimentação regrada para poder participar das competições que delimitam suas categorias por peso.

Para quem busca o corpo perfeito, Thales explica que a definição corporal é resultado de grandes treinamentos. “A praticante une treinos com dietas em busca de um corpo perfeito. Ela querendo emagrecer ou não, o ideal é fazer a prática dos exercícios depois da procura de um nutricionista, além de treinar em uma academia com professores formados”.

CAPOEIRA
Trazida para o Brasil pelos descendentes de africanos, a capoeira é uma luta brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Ela é caracterizada por golpes e movimentos ágeis, geralmente composto por rasteiras, chutes, cabeçadas e acrobacias. O esporte é um dos mais completos (só fica atrás da natação) e mexe com todos os músculos do corpo.

Praticante do esporte há 10 anos, a psicóloga Elisabete Fonseca sempre viu a capoeira com um olhar apaixonado. “Eu sempre achei muito bonita aquela dança que misturava luta e todos os movimentos. Fui em uma aula e me apaixonei”. Além das vantagens da definição corporal, a capoeira deu à psicóloga controle, equilíbrio, fortalecimento, agilidade, calma e autoestima. “Sem contar a família da capoeira. São novos amigos, novas ideias e sempre um novo aprendizado”.

A estudante de Gestão Ambiental Amanda Lemos ingressou na capoeira após uma fase difícil. “Precisava ocupar o meu tempo e como sempre pratiquei atividades físicas, optei pelo esporte. A capoeira melhorou muito a minha disposição. Não canso facilmente, tenho muito vigor físico e o corpo realmente muda. É uma sensação de bem-estar muito grande”, conta.

O MELHOR ESPORTE PARA VOCÊ
Para escolher qual luta praticar, de acordo com suas necessidades e metas, o Lipstick trouxe uma lista com as principais vantagens de cada luta:

MUAY THAI: Auxilia no autocontrole, ajuda no sistema imunológico e modela membros inferiores e superiores.

BOXE: Melhora o reflexo e exige agilidade. Trabalha braços, ombros, costas, abdômen e panturrilhas.

MMA: Proporciona maior vigor e resistência ao praticante, além de trabalhar todos os músculos por misturar diversas lutas em uma só. Em uma aula você pode queimar até 1.400 calorias.

KRAV MAGÁ: Apesar de ainda não ter nenhuma academia especializada na luta de defesa pessoal israelense em Araçatuba, ela já é tendência e não vai demorar muito para chegar por aqui, pois além de trabalhar a agilidade, tonifica braços, peito, bumbum, pernas, barriga, coxas e ainda combate a flacidez.

CAPOEIRA: Como envolve muitos exercícios aeróbicos, a capoeira é uma forte aliada para a perda de peso, além do aumento da frequência cardíaca. Em uma hora de aula você pode perder até 688 calorias, além da tonificar braços, pernas, aumentar sua flexibilidade e força física.

Fonte: Thales Almeida

0 comentários:

Postar um comentário